Vigiar e orar!

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
(Mateus 26:41)

Jesus chamou a atenção dos discípulos quanto a vigiar e orar com Ele. Eles não conseguiram ficar acordados e dormiram.
Vigiar neste caso é ficar alerta, pois o inimigo está pronto para atacar o tempo todo. Porém, muitas vezes estamos orando e não estamos vigiando.
As tentações veem e ficamos desapercebidas, e é isto que o inimigo quer, nos pegar desprevenidas e nos derrotar através da nossa falta de atenção e vigilância.
Os discípulos estavam dormindo literalmente, porém nós, às vezes dormimos espiritualmente, pensando que tudo é normal e que nada nos fará mal.
Se tentarmos vencer as tentações pela nossa capacidade ou por quaisquer outros meios, certamente seremos derrotadas. Jesus disse que o espírito está pronto, ou seja, precisamos deixar que o Espírito Santo trabalhe em nós, e assim o nosso espírito se encherá dEle.
Quanto “a carne é fraca”, infelizmente, muitas pessoas usam este texto para justificarem seus pecados. Claro que a carne é fraca, mas Jesus disse que o espírito está pronto, ou seja, que podemos vencer as tentações se estivermos com a nossa vida no Espírito.
Todos nós somos carne e enquanto carne somos pecadores. E é somente através do revestimento do Espírito Santo que seremos capazes e aptos a nos purificar.
Por isso quando te falarem que a carne é fraca lembre a estas pessoas que o Espírito já está pronto. É muito fácil usar desculpas como a fraqueza da nossa carne para pecar, porém devemos lutar para que a carne não fale mais alto.
A primeira vitória que o cristão precisa buscar não é a conversão de um membro da sua família, mas a conversão da sua própria vida e a purificação dos seus pecados. É a mudança de vida para que haja testemunho para os outros.
A chave para vencer todas as coisas já nos foi dada: vigiar e orar. Amém?
Deus abençoe!

Comentários