O Espírito Santo e você!


Qual é o papel do Espírito Santo na nossa vida?

O Espírito Santo é a terceira parte da Trindade. Ele é a parte de Deus que atua em nossas vidas. Portanto, se você reconheceu Jesus como seu salvador, o Espírito Santo mora dentro de você! 
Aqui irei citar quatro formas d'Ele agir na nossa vida:

1. Convence do pecado


Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 
(João 16:7-8)

Quando Jesus esteve na terra, Ele pregava as boas novas, curava, libertava e perdoava os pecados.
Com Sua sabedoria, Ele convenceu a muitos dos seus pecados. Quando Jesus ressuscitou e deixou a terra, Ele nos fez uma promessa, de que enviaria o Espírito Consolador que continuaria a fazer o que Ele fazia. 
Só que agora é diferente, pois, Jesus não está aqui, mas o Espírito da promessa vive dentro daquele que O reconhece como Seu Senhor e Salvador, convencendo-o do pecado.
Se você teme a Deus, e Jesus é o Seu Senhor, você tem o Espírito Santo dentro de você. Você é espiritual, e todas as vezes que a sua carne quiser falar mais alto, o Espírito santo a convencerá do erro. 


2. Garante a salvação


Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus,
que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. 
(2 Coríntios 1:21-22)


O Espírito Santo entra em nosso coração e nos dá a segurança da salvação, através da fé. Ele  nos dá o conforto de saber que os nossos pecados foram perdoados na cruz do calvário.
Uma hora ou outra podemos pecar, afinal somos falhas, mas, desde que estejamos arrependidas, Ele estará sempre pronto para nos perdoar e acalmar o nosso coração.



3. Ensina


Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 
(João 16:13)


Jesus enviou o Espírito Santo para nos ensinar. 
É através do Espírito Santo que vamos conseguir entender coisas espirituais e aplicar a verdade da Bíblia em nossa vida. O Espírito Santo revela a verdade de Deus.
A Palavra de Deus é viva e verdadeira, mas, somente com o auxílio do Espírito Santo, conseguiremos discerni-la. 
A Palavra foi escrita inspirada pelo Espírito Santo, por isto, quando formos ler e meditar nela, devemos convidar o Autor para podermos entender melhor o que está escrito.
Ele terá prazer em nos ensinar e falar conosco. Ele nos revelará o oculto e o escondido se necessário. E nos mostrará o caminho a seguir.




4. Produz frutos


Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)


O Espírito Santo também produz vários efeitos em nossa vida, que nos marcam como cristãs. A nossa atitude muda; deixamos de viver para o pecado e passamos a viver para as coisas de Deus.
Note que o apóstolo Paulo fala "fruto do Espírito" e não "frutos do Espírito". Isso leva a crer que fruto do Espírito é uma unidade. Significa que todas as capacitações pertencem a um único fruto.
E não somos nós que produzimos esse fruto, mas o Espírito Santo que o produz em nós.
Portanto, quem tem o Espírito Santo dentro de si, deve ter também, o Seu fruto.
Em 1 Coríntios 13:13; o apóstolo Paulo diz: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
Amor, é o primeiro fruto citado no versículo em questão. A alegria, paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, é uma consequência direta do amor.
A única maneira de vivermos o fruto do Espírito em nossas vidas é através da nossa união com Cristo. É sermos completamente dependentes d’Ele.
Por isto, se somos novas criaturas e a nossa carne foi crucificada com Cristo, então agora vivemos no Espírito. 
O apóstolo Paulo escreveu: “se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (Gálatas 5:25).

Deus abençoe!

Comentários

Pedido de Oração

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Os seus planos serão bem sucedidos!

O coração alegre aformoseia o rosto!

Entrega tudo nas mãos de Deus e confia!

Mulheres Preciosas da História