Vigilância espiritual!

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)


No evangelho de Mateus capítulo 26 está relatado a agonia de nosso Senhor Jesus antes de sua prisão. E no meio desse relato também chama atenção a exortação de Jesus acerca da vigilância.
Claro que essas palavras de Jesus tiveram uma aplicação no primeiro momento, aos seus discípulos mais próximos que estiveram orando com Ele naquela noite no Jardim do Getsêmani. Aquele era um momento decisivo e os discípulos tinham que demonstrar fidelidade ao Mestre; acompanhando o Senhor Jesus em oração e vigilância.

Mas essas palavras também possuem uma aplicação prática a todos os cristãos de todas as épocas. A constante vigilância e a perseverante e incessante oração, devem caracterizar a vida de cristão fiel que se submete inteiramente à vontade do Senhor.

Sabemos que estamos vivendo em tempos difíceis. Muito tem-se falado sobre a volta de Jesus estar próxima, por isto a vigilância constante combinada à oração é algo fundamental ao cristão em sua caminhada na fé. Todo cristão deve estar vivendo em constante vigilância espiritual enquanto aguarda o retorno do Senhor Jesus.

Não há como imaginar a vida cristã sem que ela esteja caracterizada por uma constante vigilância. 
A Bíblia diz em (Efésios 6), que todos os cristãos estão envolvidos numa batalha espiritual. Nessa batalha não lutamos contra pessoas, mas contra principados e potestades.

Além disso, os crentes em Jesus ainda precisam lidar com sua velha natureza que se inclina aos desejos pecaminosos. Então há também uma guerra espiritual interna, em cada uma de nós, onde mortificamos a nossa velha natureza e nos submetemos ao controle do Espírito de Deus. Tudo isto se dá através do processo da santificação, onde a oração e a constante vigilância é muito importante.

Estar em vigilância é estar alerta, atenta, acordada; é estar a todo tempo comprometida com um objetivo. Como já foi dito, estamos participando de uma intensa batalha espiritual. E nenhum soldado entra numa guerra sem estar em constante vigilância.

É assim também com o cristão. Se ele não estiver vivendo em constante vigilância ficará vulnerável e a qualquer momento poderá cair em tentação.
Ele pode acabar cedendo a alguma artimanha maligna, ou se inclinando a concupiscência da sua própria carne.

A vigilância espiritual constante é uma ordem do Senhor Jesus aos seus seguidores. Por isto, o cristão deve estar vivendo em constante vigilância para não cair em tentação aqui e agora; como também deve estar vivendo em constante vigilância no sentido de estar aguardando a todo tempo e de forma adequada o retorno de Cristo.

A Bíblia não revela a data de quando será o dia da segunda vinda de Cristo. Porém, a Parábola das dez Virgens, por exemplo, nos faz entender que a vigilância espiritual constante separa a sensata da tola. (Mateus 25:1-13)
Não basta apenas vigiar por um tempo e sim o tempo todo.

O apóstolo Paulo adverte os cristãos tessalonicenses com base no mesmo ensino do Senhor Jesus. Ele escreve: “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:1-2).

Paulo também diz que os verdadeiros cristãos, vigilantes e prontos, jamais serão surpreendidos quando esse dia chegar: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa” (1 Tessalonicenses 5:4). 
Os genuínos seguidores de Cristo de fato não sabem a data desse grande dia. Mas eles esperam em constante vigilância por esse dia.

Lembrando que a constante vigilância não possui apenas um objetivo futuro e escatológico, mas também presente. Aquele que espera vigilante pelo retorno de Cristo, necessariamente buscará ter uma vida diária de santidade e de resistência às tentações.


Por isto, continue orando e vigiando!





Comentários

Pedido de Oração

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Os seus planos serão bem sucedidos!

O coração alegre aformoseia o rosto!

Entrega tudo nas mãos de Deus e confia!

Mulheres Preciosas da História