...

...

Translate

Newsletter - Receba nossas mensagens em seu e-mail

sábado, 11 de abril de 2015

Lia e Raquel

“Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça.”  (Gênesis – 29:16)


Naquele tempo, era costume que a filha mais velha se casasse primeiro, e o pai dessas moças não viu outra saída, a não ser "enganar", digamos assim, Jacó, pois ele queria se casar com a mais nova, porque a amava.
É uma história um pouco diferente, porém nos revela a soberania de Deus. Deus permitiu a poligamia no AT, por causa da dureza do coração do homem (Mt-19:8), mas também sabemos das muitas conseqüências desse ato e que estão descritas na Bíblia.
Me parece que Lia sentiu inveja de sua irmã, ou talvez por medo de não se casar, aceitou se passar por ela na noite do casamento, porém Raquel era a preferida de Jacó.
Deus vendo isto, usou de misericórdia com Lia, quando viu que ela era desprezada por Jacó e lhe deu seis filhos, deixando Raquel estéril.
Com o passar do tempo, Deus abençoou Raquel lhe concedendo o desejo do seu coração, lhe dando dois filhos.
Aqui vemos a “disputa” digamos assim, de duas irmãs por um mesmo homem.
Que situação difícil!
Não dá para se colocar no lugar delas nos dias de hoje, não é mesmo?
Sabemos que nada acontece sem a permissão de Deus e que em tudo Ele tem um propósito. Com esses três personagens, não foi diferente, Ele também teve um propósito e bem sabemos que os planos do Senhor não podem ser frustrados (Jó-42:2)
Nesta história, temos a inveja e competição em destaque, algo muito comum em nosso meio nos dias de hoje, infelizmente, tanto dentro das famílias, como nas amizades e dentro da igreja.
Precisamos nos despir do velho homem e deixar o novo florescer em nós, para que esses tipos de espíritos malignos não permaneçam em nossas vidas.
Precisamos banir do nosso meio, a inveja e a competição, para que somente o nome de Jesus seja glorificado.
Podemos nos alegrar e saber que Deus é misericordioso, e que Seus planos são maiores e melhores que os nossos, e assim como Ele agiu com essas irmãs, dando-lhes uma grande nação, Ele agirá conosco.
Deus conhece o nosso coração e sabe até onde conseguimos ir, afinal, ele nos criou.
Ele cuida de cada uma, pois Seu amor é incondicional.
Ele nos vê e se compadece de nós.

Fique na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Youtube